12 IDEIAS DE EXERCÍCIOS E ATIVIDADES FÍSICAS PARA IDOSOS COM DEMÊNCIA

12 IDEIAS DE EXERCÍCIOS E ATIVIDADES FÍSICAS PARA IDOSOS COM DEMÊNCIA

O exercício tem muitos benefícios para idosos com demência

O exercício é uma forma excelente e não medicamentosa de melhorar o bem-estar e reduzir comportamentos desafiadores em idosos com Alzheimer ou demência. 

O importante é encontrar exercícios que sejam agradáveis ​​e seguros para seu nível de habilidade.

O exercício é uma forma eficaz de reduzir o risco de queda e pode reduzir a dor. 

Ficar ativo também melhora o sono, a força, a flexibilidade e a circulação. Além disso, é uma ótima maneira de melhorar o humor e a auto estima. 

Todos esses benefícios funcionam para reduzir e gerenciar agitações, interrupções do sono e muito mais.

Explicamos como encorajar alguém com demência a se exercitar e compartilhar 12 ótimas ideias de exercícios para todos os níveis de habilidade. 

Também descrevemos como descobrir qual é a melhor quantidade de exercícios, os benefícios dos exercícios e como manter os idosos seguros durante os exercícios.

Como encorajar alguém com demência a se exercitar

Fazer com que uma pessoa com demência faça exercícios nem sempre é fácil, especialmente se essa pessoa não se exercitou regularmente no passado.

Pode ajudar se você não se referir a isso como exercício, mas tratá-lo como apenas mais uma tarefa regular em sua rotina diária ou como uma atividade divertida especial como uma “festa de dança”.

É útil fazer exercícios com o idoso porque muitas pessoas com demência lutam para iniciar as atividades por conta própria e podem não se lembrar as sequências.

Dessa forma, você pode demonstrar os movimentos, diminuir o ritmo conforme,  e fornecer ajuda quando necessário.

Ser capaz de imitar seus movimentos e não ter a pressão de ter que se lembrar do que fazer torna a atividade mais agradável para os idosos.

Conduzi-los ao exercício pode parecer mais uma atividade diária rotineira, mas além de ajudá-los a se tornarem ativos também podem ajudar a reduzir comportamentos desafiadores e melhorar sintomas depressivos.

12 ideias de atividades físicas para idosos com demência Simples

Exercícios leves

  1. Caminhada – um dos melhores exercícios a serem feitos (e é grátis!). Andar pela casa, pelo quintal ou fora de casa por qualquer período de tempo é maravilhoso para o corpo e a mente. Você pode até mesmo combinar a caminhada fazendo algo junto, como passear com o cachorro ou ir ao supermercado.
  2. Levantar e sentar – fortalece os músculos necessários para atividades essenciais, como usar o banheiro.
  3. Ficar equilibrado em uma posição em pé (segurando-se em um suporte quando necessário) – melhora o equilíbrio e a postura, e pode ser um exercício autônomo, ou parte de uma atividade cotidiana como lavar louça.
  4. Sentar-se sem apoio por alguns minutos a cada dia (com supervisão constante para evitar quedas) – fortalece os músculos abdominais e das costas necessários para a postura.
  5. Alongar-se deitado na cama – mover várias partes do corpo e alongar os músculos rígidos; pode ser feito com ajuda ou independentemente.

Exercícios Moderados

  1. Alongamentos e / ou exercícios de força – experimente esta simples rotina em uma cadeira com braços e melhore a força , o equilíbrio e o alongamento.
  2. Tai chi – tem rotinas que podem ser adaptadas para uma variedade de condições físicas.
  3. Jardinagem – algo simples como limpar ou arrancar ervas daninhas dá uma sensação de realização e é um ótimo treino.
  4. Tarefas domésticas – tarefas básicas podem ser um ótimo exercício, como dobrar roupas, tirar o pó, passar aspirador leve ou lavar o carro.

Exercícios avançados

  1. Dança – esta é uma atividade divertida que não parece exercício. Toque a música de dança favorita do idoso em casa e leve-o a uma festa privada na sala de estar.                                                                                       Ou procure eventos sociais em centros para idosos que incluem dança.
  2. Aula de ginástica – alguns centros para idosos, ou organizações semelhantes, oferecem aulas específicas para pessoas com demência.
  3. Exercício aquático – considere ir com o idoso a uma aula de hidroginástica.

Quanto exercício é recomendado?

A saúde, a personalidade e as habilidades cognitivas de cada pessoa são diferentes, portanto será necessário fazer algumas experiências para descobrir a quantidade e o tipo de exercício que funciona bem para cada idoso.

Em geral, busque a quantidade que os ajuda a se sentirem bem, tanto física quanto mentalmente. E certifique-se de começar devagar e aumentar devagar.

Qualquer quantidade de exercício é ótima, não importa quão pequena seja. Forçar não ajuda e pode causar ferimentos.

Por exemplo, algumas pessoas podem desfrutar de algumas sessões de 10 minutos ao longo do dia.Outros podem querer fazer 30 minutos de uma vez.

E alguns podem precisar começar com apenas 2 minutos e aumentar lentamente a partir daí.

Benefícios do exercício para pacientes com demência

Os benefícios do exercício variam dependendo da pessoa. Mas, em geral, ser ativo melhora a saúde e o bem-estar de várias maneiras, incluindo:

  • Melhorar o humor, reduzir o estresse e aumentar a calma para reduzir episódios de agitação, divagação e agressividade.
  • Melhorar as habilidades físicas para as tarefas diárias
  • Reduzir as possibilidades de quedas devido a melhoria da força e do equilíbrio.
  • Diminuir o declínio mental.
  • Reduzir a os sintomas de depressão.
  • Melhorar as condições cardíacas.
  • Ter um senso de propósito e realização enquanto permanece engajado e ocupado.
  • Melhorar o sono.
  • Reduzir a prisão de ventre.

 Manter os exercícios seguros é a principal prioridade

O exercício é útil de muitas maneiras para idosos com demência, mas a principal prioridade é garantir que eles fiquem seguros antes, durante e depois das atividades físicas.

Dicas de segurança:

  • Antes de começar, consulte o médico para se certificar de que o exercício é seguro para as suas condições físicas e cognitivas.
  • Monitore o nível de esforço fazendo check-in com breves conversas. Se eles podem falar sem falta de ar, o ritmo é confortável. Se eles não conseguem manter uma conversa porque estão respirando com muita dificuldade, diminua o ritmo.
  • Antes, durante e após o exercício mantenha os idosos hidratados.
  • Para atividades externas, certifique-se de que eles estejam usando uma pulseira de alerta médico, identificação pessoal e / ou um rastreador GPS para o caso de se separarem de você.
  • Se sentirem tonturas, fraqueza ou dor, pare imediatamente e descanse. Converse com seu médico para saber se os exercícios serão seguros no futuro.