CORONAVÍRUS E O CUIDADO COM IDOSOS 4

CORONAVÍRUS E O CUIDADO COM IDOSOS 4

12. O que devo fazer se começar a me sentir mal?

Os sintomas do COVID-19 são infelizmente genéricos – febre e tosse, possivelmente falta de ar. 

Esses são alguns dos mesmos sintomas do resfriado comum e da gripe. Além disso, quem sofre de alergias sazonais também pode apresentar sintomas semelhantes.

E para os idosos, esses tipos de sintomas também podem ser causados ​​por problemas relacionados a condições crônicas de saúde existentes.

Esses sintomas um tanto genéricos podem fazer com que muitas pessoas se perguntem se foram infectadas ou se precisam ser testadas.

Os especialistas dizem que, à medida que o vírus se espalha, é mais provável que você tenha a nova doença.

“Isso é muito mais difundido do que as pessoas imaginam”, dizem os s em doenças infecciosas. “Os eventos realmente mostram que isso se estabeleceu em nossas comunidades e continuará a fazê-lo.”

De acordo com o Washington Post , “as evidências dos mais de 80.000 casos de coronavírus relatados na China indicam que cerca de 80% das doenças são leves”.

Se você sentir que tem sintomas leves de resfriado, sobre os quais normalmente não chamaria um médico, deve se isolar em casa para evitar transmiti-los a outras pessoas e cuidar de si mesmo com seus remédios regulares para resfriado.

Isso alivia a pressão sobre o sistema de saúde e elimina o risco de você contrair o vírus na sala de espera de um médico ou hospital, caso não o tenha.

Mas se você tiver sintomas mais sérios, é uma boa idéia ligar para o seu médico se você tiver febre e tosse. E se você tiver falta de ar, febre constante, fraqueza ou letargia, definitivamente é hora de entrar em contato com um profissional de saúde, urgente! Esses podem ser sinais de pneumonia, que é comum em casos graves de coronavírus.

Pessoas mais velhas e aquelas com condições médicas subjacentes, como diabetes, doenças cardíacas ou doença pulmonar obstrutiva crônica, têm maior risco de doenças graves. Você deve agir rapidamente para procurar atendimento médico se você se enquadrar em uma dessas categorias e se sentir seriamente mal.

E se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar e tiver viajado recentemente para uma área com um surto conhecido ou tiver estado em contato com uma pessoa infectada confirmada, você deve entrar em contato com seu médico imediatamente.

Em uma situação extrema, se você ou alguém de quem você está cuidando está com muita falta de ar, é minimamente responsivo ou não responde, parece azul ou acinzentado ou tem pressão arterial baixa, você deve ligar para o 192 imediatamente e viajar de ambulância para uma sala de emergência.   

13. Os idosos devem ir às consultas médicas agendadas?

Muitos idosos têm consultas regulares com médicos e especialistas para tratar e manter condições crônicas de saúde. 

Mas ir a uma consulta médica pode expor o idoso ao vírus.

Para o público em geral, especialistas estão aconselhando as pessoas a cancelar consultas médicas não essenciais.

No entanto, para os idosos, essas consultas regulares podem ser essenciais para manter a saúde, por isso é melhor ligar para o médico para saber o que fazer.

O médico informará se a consulta é realmente necessária e, caso não seja, por quanto tempo pode ser adiada sem prejudicar sua saúde. Ou talvez a consulta possa ser feita por telemedicina.

Da mesma forma, para verificações regulares importantes para monitorar a química do sangue ou fazer outras leituras físicas, pergunte ao médico o que eles recomendam para a situação de saúde específica do idoso. 

Para algumas condições, pode haver opções de monitoramento online ou remoto que podem ser usadas.

14. Como posso falar sobre coronavírus com alguém que tem Alzheimer ou demência?

Pode ser difícil explicar o surto de coronavírus para alguém com Alzheimer ou demência sem causar ansiedade, transtorno ou confusão – apenas para ter a mesma conversa novamente depois de uma hora ou um dia, ou dia após dia.

Se estiverem morando em uma casa residencial para idosos , pode ser ainda mais difícil fazer com que entendam por que você parou de visitá-los.

Além disso,  as técnicas de validação e distração também ajudam a encontrar maneiras de acalmar a situação e interromper o fluxo de perguntas: