COMO APRIMORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE O CUIDADOR E O IDOSO

COMO APRIMORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE O CUIDADOR E O IDOSO

Tarefas diárias podem se tornar grandes desafios para idosos diagnosticados com Demência. Uma das maiores dificuldades que os cuidadores enfrentam é lidar com os comportamentos inadequados do paciente com demência.

Algo tão simples como a forma como você aborda (aproxima-se ou começa a interagir com) alguém com deficiência cognitiva pode definir o tom de toda a interação. Como o cérebro da pessoa com demência foi danificado, eles não estão mais processando informações da mesma maneira que nós.

É por isso que nossos instintos naturais para abordar alguém podem parecer assustadores ou agressivos do ponto de vista dela.  Se os assustarmos sem querer, isso pode desencadear sua resposta natural de “lutar ou fugir” e causar conflito.

Aprender a abordar alguém de uma forma não ameaçadora prepara o terreno para uma interação positiva.

Sempre se aproxime pela frente

É uma reação humana natural ficar assustado ou desconfortável com alguém invisível vindo por trás. A pessoa pode responder com luta (soco), fuga (tentar escapar) ou susto (congelar e agarrar-se a algo).

Aproxime-se lentamente para que o cérebro tenha tempo para processar

Não confunda um sorriso ou uma risada com o verdadeiro conforto ou felicidade. Pode ser um sorriso nervoso ou uma risada quando na verdade eles estão realmente desconfortáveis, ​​e tentando descobrir como responder. 

Não se incline para a frente, se agache para ficar no mesmo nível

Curvar-se para frente coloca seu rosto muito perto do deles, causando desconforto

Faça contato visual e chame a pessoa pelo nome, tendo certeza de que você tem a atenção dele ou dela antes de começar.

Forneça tempo suficiente para uma resposta. Tenha cuidado de não interromper.

Se a pessoa com demência está lutando para encontrar uma palavra ou pensamento, gentilmente tente fornecer a palavra que ela está procurando.

Nunca agarre ou puxe a pessoa, sempre ofereça sua mão

  • Quando alguém o agarra ou puxa, a resposta automática é se afastar e resistir.
  • Quando você oferece sua mão, eles optam por aceitá-la, o que os torna mais propensos a cooperar.

Recomendações adicionais

– Escolha palavras simples e sentenças curtas.

– Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença.

– Não trate a pessoa com demência como um bebê ou um ser incapaz.

Minimize distrações e barulho – como televisão ou rádio – para ajudar a pessoa com demência a focar no que você está falando.