Vários tipos de demências causam problemas de memória de curto prazo. Isso pode levar a comportamentos repetitivos, como fazer a mesma pergunta ou dizer as mesmas coisas continuamente.
Pessoas com doença de Alzheimer geralmente agem como se suas mentes estivessem presas em um circuito sem fim. Elas podem fazer a mesma pergunta 20 vezes em uma tarde. Muitos têm uma condição chamada ecolalia, na qual o paciente repete as palavras indefinidamente ou faz eco de uma frase. Se você está cuidando de alguém com a doença, esse tipo de coisa pode fazer com que você sinta vontade de chorar ou arrancar o cabelo.
É por isso que é importante se munir de técnicas gentis que mudem de assunto ou interrompam o fluxo de perguntas antes que você fique muito frustrado. Portanto, da próxima vez que a repetição começar, faça o possível para ficar calmo e procure reagir de forma a ajudar a interromper o comportamento.
Além da perda de memória de curto prazo, os comportamentos repetitivos podem ser desencadeados por estresse, ansiedade, frustração, desconforto ou medo. Uma pessoa com Alzheimer ou demência geralmente não tem certeza do que está acontecendo, onde está ou que horas ou dia são. Esses são sentimentos bastante perturbadores.
Eles podem não ser capazes de expressar claramente suas necessidades se estiverem sentindo desconfortáveis ou com dor.
Portanto, quando o idoso está repetindo a mesma coisa continuamente, ele não está necessariamente perguntando porque quer uma resposta.
Eles podem estar perguntando porque estão se sentindo estressados ou ansiosos e precisam de garantias ou para ter uma necessidade física atendida.
Aqui estão algumas estratégias da Alzheimer’s Association e Family Caregiver Alliance para ajudá-lo a lidar com o comportamento repetitivo:
Procure por padrões. Mantenha um registro para determinar se o comportamento ocorre em uma determinada hora do dia ou da noite, ou se determinadas pessoas ou eventos parecem ativá-lo.
Mantenha o controle para que você possa dizer se seu ente querido pode estar com fome, frio, cansado, com dor ou precisando de uma ida ao banheiro.
Verifique com o médico para se certificar de que seu ente querido não está sofrendo de dor ou os efeitos colaterais da medicação.
Fale devagar e gentilmente, e espere que o seu ente querido responda.
Não indique que ele ou ela apenas fez a mesma pergunta.
Guie-o com uma atividade favorita: ele pode estar entediado e precisar de algo para fazer.
Tente construir algumas atividades calmantes durante o dia, como caminhar juntos. O exercício e o ar fresco serão bons para vocês dois.
Use sinais, notas e calendários para ajudar a diminuir a ansiedade e a incerteza. Nos estágios iniciais da doença de Alzheimer, quando seu ente querido ainda pode ler, ele pode não precisar perguntar sobre o jantar se uma nota na mesa disser: “O jantar é às 18h30”.
Responda às emoções em vez de responder as palavras
Quando seu adulto mais velho começar a repetir algo indefinidamente, tente adivinhar quais sentimentos podem estar causando o comportamento.
Por exemplo, se eles estão se sentindo ansiosos, dar um breve abraço ou um aperto de mão enquanto responde com calma pode acalmá-los o suficiente para parar de continuar dizendo isso.
Mantenha suas respostas breves
É tentador responder ou responder a uma pergunta de uma pessoa com Alzheimer da mesma forma que você responderia a qualquer outra pessoa.
Mas, neste caso, mantenha sua resposta o mais suscinta e direta possível tende a funcionar melhor.
Isso economiza tempo e energia e reduz sua exasperação quando você precisa se repetir mais sete vezes.
Distraia-se com uma atividade
Às vezes, a única maneira de fazer uma pessoa com demência parar de se repetir é distraí-la com algo de que goste. Isso pode significar oferecer um lanche ou bebida favorita.
Ou você pode fazer uma pergunta simples para fazê-los pensar em outra coisa como:
“O sol está brilhando hoje, não é bom?”
Outra ideia é pedir a eles que o ajudem em uma atividade simples como dobrar roupas.