10. O vírus COVID-19 está no ar? Posso ser infectado usando o elevador do meu prédio?
Quando alguém infectado com COVID-19 tosse ou espirra, pequenas gotículas que contêm o vírus voam de seus narizes e bocas para o ar. (É por isso que devemos tossir ou espirrar em nosso cotovelo)
Um estudo recente descobriu que, em algumas condições, as gotas da tosse, espirros ou apenas da respiração podem permanecer no ar por minutos.
Ao ar livre, a brisa, o espaço aberto e a circulação de ar irão dispersar a “nuvem de gás” de gotículas ( aerossol).
Mas um espaço pequeno e fechado como um elevador não consegue tanta circulação de ar. Isso aumenta a chance de haver uma nuvem invisível de partículas do vírus pairando no ar.
Em primeiro lugar, manter o distanciamento físico significa evitar andar de elevador com outras pessoas.
Em segundo lugar, se uma pessoa infectada usasse o elevador, ela teria tocado em superfícies comuns como os botões do elevador ou corrimões, deixando-os contaminados. Se você tocar nessas superfícies e depois tocar seu rosto, poderá transferir o vírus para você mesmo.
Além disso, pode haver partículas de vírus no ar dentro de um elevador de passageiros anteriores
Levando tudo isso em consideração, é melhor evitar andar em elevadores, tanto quanto possível.
Se for essencial pegar o elevador, usar uma cobertura facial ou máscara de tecido. Você também pode usar luvas ou usar desinfetante para desinfetar as mãos depois de tocar nessas superfícies usadas publicamente.
Limite seu tempo fora da sua casa ou apartamento.
Na verdade, só podemos controlar as coisas dentro de onde vivemos. Mesmo que você tenha as melhores intenções e siga as diretrizes de prevenção, você não pode controlar o comportamento de outras pessoas. ”
Recomenda-se evitar entrar em um elevador com outros residentes, e também limpar qualquer coisa que seja exposta a outras pessoas que você possa acabar tocando, como maçanetas, caixas de correio e botões de elevador.
“Isto pode significar que seja necessário subir escadas ou esperar o elevador vazio”, é necessário ter muito cuidado no que se toca.
11. Se eu tiver febre e não sei se tenho COVID-19, posso tomar ibuprofeno para baixar a febre?
Muito antes do surgimento do coronavírus, os profissionais de saúde debateram os prós e os contras de tomar ibuprofeno para tratar os sintomas de uma doença.
A única recomendação com a qual todos parecem concordar é que você deve consultar seu próprio médico para descobrir quais tratamentos eles recomendam para seu histórico médico específico e condições de saúde atuais.
Portanto, se você estiver se sentindo mal ou com febre, a primeira coisa a fazer é ligar para o consultório do seu médico (não vá até lá para falar com ele) e perguntar o que você deve fazer.