Se o seu ente querido idoso necessita de assistência médica e pessoal devido a ferimentos, doenças, deficiências ou problemas de saúde, você pode considerar uma agência de assistência médica domiciliar.
As agências de assistência médica domiciliar empregam cuidadores e especialistas, como terapeutas ocupacionais, acompanhantes, auxiliares de saúde domiciliar e enfermeiras registradas. Eles atendem o paciente em sua própria casa.
Com muitas agências de saúde domiciliar disponíveis, pode ser difícil encontrar a pessoa certa para as necessidades do idoso. Você precisará fazer uma pesquisa significativa antes de tomar uma decisão. Aqui estão algumas dicas para facilitar esse processo de tomada de decisão.
Observe que há uma diferença entre uma agência de assistência médica domiciliar e uma agência domiciliar não médica. Uma agência domiciliar não médica fornece pessoas que fazem tarefas básicas de limpeza e cuidados pessoais. Por outro lado, uma agência de assistência médica domiciliar possui especialistas e cuidadores que se concentram em mais tarefas médicas e de saúde, como administração de medicamentos, auxílio na fisioterapia e monitoramento de equipamentos médicos.
Por que uma Agência de Assistência Médica Domiciliar?
Para muitos idosos, ficar em um ambiente desconhecido – mesmo por um curto período de tempo – pode ser assustador. Além disso, a ideia de perder a independência e o espaço pessoal pode ser desconcertante. Ficar em casa, onde está rodeado de objetos pessoais, fotos de família e móveis, mantém a segurança e o conforto.
Portanto, é melhor para um idoso ficar em casa o maior tempo possível, mas ainda assim deve receber os cuidados de que necessita. Além disso, contratar ajuda de uma agência de assistência médica domiciliar é mais barato do que uma conta de hospital ou lar de idosos.
Outra razão para usar uma agência de assistência médica domiciliar é que seus especialistas podem complementar o cuidador familiar atual. Muitos cuidadores familiares estão sobrecarregados, cuidando de seus entes queridos idosos enquanto cuidam de suas próprias famílias ou trabalham em empregos de tempo integral. Os cuidadores de agências de cuidados de saúde no domicílio podem assumir algumas horas por semana (ou mesmo o dia todo), permitindo ao cuidador familiar algum descanso e tempo pessoal, ou talvez até desistindo totalmente dessa função.
Espere alguma resistência
Antes de começar sua pesquisa, discuta a situação com o idoso. Há uma grande chance de ele se opor a um cuidador, o que é compreensível. Muitas pessoas se sentirão desconfortáveis, até mesmo com medo de deixar um estranho entrar em suas casas. Eles podem temer que sejam roubados, ou pior. Explique ao idoso por que é necessário contratar um cuidador, mesmo se você for um cuidador familiar. Se ele ou ela ainda estiver resistente, faça um breve teste de, digamos, uma ou duas semanas.
Se for possível , considere convidar o idoso para participar do processo de pesquisa e seleção. Isso pode aliviar suas preocupações. Talvez ele ou ela possa até acompanhá-lo quando você falar com cuidadores em potencial, uma vez que você tenha restringido uma determinada agência de saúde domiciliar
Agência de saúde domiciliar vs. cuidadores independentes
Algumas famílias optam por eliminar o intermediário das agências de saúde domiciliar e contratar um cuidador independente. É uma opção tentadora, principalmente porque cuidadores independentes geralmente custam cerca de 30-40% menos do que cuidadores de agências. No entanto, se você seguir esse caminho, isso significa que você é o empregador e, portanto, responsável por várias leis trabalhistas e impostos. Você precisará fazer as verificações de histórico e crédito para cuidadores em potencial. Você também tem menos opções durante emergências. O que acontece se o cuidador independente estiver doente? Por outro lado, uma agência de cuidados de saúde a domicílio poderá providenciar um cuidador substituto. Não é surpreendente, então, que muitas famílias optem por usar uma agência de assistência médica domiciliar para encontrar o cuidador certo para o idoso.
Falar com pessoas
O primeiro passo para encontrar uma boa agência de assistência médica domiciliar é conversar com amigos, colegas de trabalho, familiares e médicos para obter conselhos. Pergunte o que procuram em uma agência de assistência médica domiciliar e quais lugares recomendam. O médico do seu ente querido pode até sugerir os tipos de especialistas necessários.
Considerações Financeiras
O segundo passo é pensar no seu orçamento. Particularmente, considere a duração dos serviços necessários – por quanto tempo seu ente querido precisará da ajuda de um especialista? Algumas semanas ou meses? Indefinidamente? E quantas horas por dia? Quantos especialistas você precisará contratar?
Esses fatores afetarão os custos. Além disso, alguns convênios oferecem assistência médica ou Medicare. Portanto, verifique se as instalações em que você está interessado têm cobertura do plano de saúde.
Pesquisa Inicial
Quando você tiver uma ideia melhor das necessidades e do orçamento do seu ente querido, comece a fazer uma relação de agências de assistência médica domiciliar. Procure as seguintes informações ao visitar seus sites ou ligar para eles: licenciamento, credenciamento / certificação e seguro. Veja se eles fornecem informações sobre seus funcionários, incluindo procedimentos de triagem e contratação, verificação de antecedentes, treinamento (médico, não médico e em situações de emergência) e se eles são vinculados ou autônomos/ terceirizados.
Críticas e Referências
Procure online por avaliações de suas agências potenciais de cuidados de saúde a domicílio. Os principais sites de avaliação, como o reclame Aqui, terão algumas classificações. Claro, não confie apenas em análises online. Peça também referências às agências em potencial.
Encontre o cuidador certo para seu ente querido idoso
Quando se trata de combinar o cuidador certo com seu ente querido, talvez você precise considerar outros fatores além de seu treinamento e habilidades. Esta é uma pessoa que passará muito tempo com um membro da sua família, por isso é importante que eles se dêem bem. Ajuda muito se o cuidador tiver semelhanças ou algo em comum com o seu ente querido. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis com um cuidador que fala a mesma língua que elas ou é do mesmo gênero ou etnia. Outros podem gostar de passar um tempo com um cuidador da mesma religião. Pergunte à agência de assistência médica domiciliar como os cuidadores se eles podem atender a solicitações especiais.