No livro clássico ¨O Senhor dos Anéis¨ Gandalf foi o velho mago sábio que guiou o grupo heróico até o sucesso. Embora não tenhamos Gandalfs reais em nossas vidas, você pode ser capaz de se lembrar quando era jovem, daqueles sábios e professores que você admirava e reverenciava, porque eles eram uma fonte de sabedoria e inspiração quando você, jovem, parecia estar continuamente confuso e com medo do que estava acontecendo na sua vida.
Entrar em seus anos sênior, é um bom momento para refletir sobre como uma ou mais pessoas muito especiais em sua juventude, desempenharam uma função tão valiosa, de ajudá-lo e orientá-lo.
Talvez este seja o momento de estar no lugar de um conselheiro mais velho na vida de sua família, de forma que você também possa servi-los com sabedoria, compaixão e amor.
Portanto, a questão pode ser: como você preenche esse papel e “torna-se reverenciado” da maneira como o velho e sábio Gandalf era?
Você não tem a magia que Gandalf tinha para ajudar seus jovens protegidos em suas lutas. Talvez o primeiro passo para se tornar o sábio e reverenciado ancião de sua família seja ver a si mesmo nesse papel. Ao criar a visão de um ancião sábio, talvez usando o modelo de quem essa pessoa foi na sua juventude, você se dá um papel no qual possa crescer.
Imagine situações quando você era um pai de meia idade, em que você foi capaz de ajudar sua família. Hoje eles podem recorrer ao velho e sábio vovô ou vovó, e receber os conselhos certos para o momento atual.
Você vai querer proporcionar o máximo de carinho e amor para aqueles momentos agradáveis com seu neto, para que ele saiba que a vovó ou o vovô são uma fonte de paciência sem fim e de respostas infinitas para suas perguntas, e qualquer coisa que os incomode. É assim que você se torna reverenciado.
Os resultados psicológicos desse curto período com você podem ser poderosos em uma vida jovem.
O simples fato de saber que existe um ancião em suas vidas que está sempre presente, nunca muito ocupado para eles, e com quem podem conversar sobre qualquer coisa,( que provavelmente saberá a resposta), dá à criança a confiança para enfrentar a vida com coragem e calma.
Esse é um presente maravilhoso que você dá aos seus netos e é algo que só você pode dar a eles, um presente que nem mesmo seus pais podem dar.
Conforme você desempenha esse papel, seus filhos e seus cônjuges também começarão a vê-lo no papel do velho e sábio Gandalf e alguém a quem eles sempre podem recorrer. Quando você estava no papel de pai, eles podem ter procurado seus pais para esse papel. Mas agora que você está assumindo o papel de sênior, pode receber telefonemas tarde da noite de filhos adultos que só precisam de um ouvido carinhoso para ouvir, e uma voz suave e amorosa, um pouco aprofundada com a idade, apenas para lhes assegurar que podem lidar com a crise com a certeza de que ficarão bem.
É preciso coragem para não entrar em pânico e preencher esse papel de consolador e conselheiro, mas é um papel crucial que apenas um avô pode desempenhar. Mas provavelmente a coisa mais importante que você pode fazer para se tornar aquele a quem recorrem quando precisam do vovô ou da vovó é estar sempre presente.
Isso é mais difícil do que parece. Um amigo meu contou sobre uma ligação que recebeu de uma neta adolescente às três da manhã. Ela precisava de amor, apoio, bem como aconselhamento emocional. E por mais que aquele idoso precisasse dormir, ele estava lá para ajudar aquela menina e a guiou através da crise até que ela dormisse pacificamente em sua cama.
É por que aquela jovem foi capaz de enfrentar uma crise em sua vida?
Porque o vovô sempre estava lá para ela.
Se você demonstrar que não há nenhuma situação que seus filhos ou netos não possam interromper para pedir ajuda, conselho ou conforto, você conquistará um lugar reverenciado em seus corações que será seu para sempre!