Quando você estava criando seus filhos na idade adulta, parecia que você nunca teria um minuto de paz. Cada dia havia mais uma explosão de gritos, corridas e atividades selvagens na casa, desde o momento em que as crianças nasceram até que cresceram e se mudaram. A partir deste momento você começou a aprender o que é realmente ficar sozinho.
Então surge a necessidade de adaptação a esta nova situação, e o tempo disponível precisa ser ajustado. O ajuste é ainda mais profundo se você entrar nos anos da velhice sozinho, e se ficar solitário a maior parte do tempo. O problema da solidão é crônico em idosos, então é bom sair na frente para não causar problemas mais sérios ao longo do tempo.
Os aspectos negativos da solidão em idosos são bem conhecidos. A solidão excessiva pode facilmente levar a uma sensação de isolamento, desespero e depressão. Isso pode resultar em abuso de substâncias e medicamentos ou até mesmo algo pior, se o idoso não encontrar uma maneira de lutar contra a sensação de estar sozinho.
É comum isto acontecer quando o idoso está em sua casa, que costumava ser cheia de crianças, sentir-se abandonado e ressentido quando o dia passa sem contato humano.Se o idoso se mudou para um centro de convivência ou casa de repouso, o problema pode ser ainda pior, pois ele não tem o conforto de um ambiente familiar.
Mas sentir pena de si mesmo e culpar seus filhos por não virem vê-lo não é uma maneira saudável de lutar contra esse inimigo. Sim, seus filhos deveriam ligar ou vir vê-lo com mais frequência.
Mas se eles não morarem com você , e nem você com eles, o problema da solidão terá que ser resolvido por você e por outros meios.
Pode parecer uma resposta simplista para a solidão, mas o início da solução desses problemas é uma receita simples que é – Saia de casa!
Esta receita seria a mais indicada antes de passarmos pela pandemia do coronavirus. Agora os idosos por pertencerem ao grupo de risco devem FICAR EM CASA!
Depois de surgir a vacina contra o coronavirus você terá que se envolver diretamente com a vida. Se você puder se tornar proativo e assumir o comando da situação, verá que as oportunidades de encontrar amizade e companheirismo são diversas e abundantes.
Enquanto isso procure utilizar os meios de comunicação disponíveis, telefones e celulares para fazer chamadas de vídeos com seus parentes e amigos.
Comece a ler mais, a escrever suas memórias, histórias, faça um estudo bíblico, e procure desenvolver alguma nova habilidade.
Caso a solidão se transforme em depressão, procure a ajuda de um profissional. Um psicólogo poderá ajudar e ser um amigo para tirá-lo da solidão.