O QUE ESPERAR A PARTIR DOS 50 ANOS

O QUE ESPERAR A PARTIR DOS 50 ANOS

Manter-se mental e fisicamente ativo pode ajudar a ficar mais saudável principalmente na casa dos 50 anos, quando você pode notar as primeiras mudanças sutis em seu metabolismo ou na pele.

O que você pode esperar nesta década? Cada pessoa envelhece de maneira diferente e o estilo de vida desempenha um papel importante, mas você experimentará mudanças difíceis de notar e impossíveis de ignorar em seu fisico e na sua mente. 

Cuide da Sua Pele

A perda de músculos, ossos e gordura sob a pele, junto com as mudanças no colágeno e na elastina torna as linhas finas e mais dramáticas, especialmente se você fumou / fuma ou tomou ou ainda toma bastante sol.

Use cremes hidratantes receitados por um dermatologista!

Esses cremes reparam a pele danificada, acelerando a renovação celular. .

Na casa dos 50 anos, você provavelmente perceberá  marcas e manchas na pele.  As marcas na pele são geralmente benignas, embora feias. Um dermatologista pode removê-las por congelamento, corte ou cauterização.

Na casa dos 60 anos, você pode desenvolver vasos sanguíneos superficiais dilatados nas bochechas, nariz, queixo e pernas, mas não se preocupe: os médicos podem eliminá-los com um laser que destrói os vasos sanguíneos sob a pele sem cicatrizes. 

Preserve Seus Sentidos

Provavelmente você precisará de óculos de leitura.                                    

A causa? Conforme você envelhece, as lentes de seus olhos enrijecem, tornando mais difícil focar de perto. Você pode ficar sensível ao brilho e sua visão noturna pode diminuir, à medida que essas mesmas lentes começam a perder a clareza.  Flutuadores, minúsculas partículas de detritos no olho que projetam sombras na retina, podem aparecer na linha de visão. Eles são normalmente inofensivos, a menos que você veja de repente dezenas deles.

Consulte regularmente seu oftalmologista!

A perda auditiva se torna mais comum na casa dos 60 anos, devido aos efeitos de um ambiente barulhento. Se você notar que ouve zumbidos quando está em silêncio ou pior, se você escuta cigarras fazendo aquele ruído característico, veja se existe alguma por perto. Se não existir vá ao especialista, um médico otorrinolaringologista o quanto antes.

Zumbido é um som percebido nos ouvidos ou na cabeça na ausência de um estímulo sonoro do ambiente. Ou seja, ele se trata de uma percepção sonora sem uma fonte de som externa. O zumbido não é uma doença em si, na verdade é um sintoma de uma condição de saúde que afeta algum ponto da via auditiva.

Cuide do Seu Metabolismo

Embora normalmente o metabolismo desacelere em até 5% por década, isso não significa que você necessariamente vai engordar. Basta permanecer ativo e comer alimentos mais ricos em nutrientes, incluindo grãos inteiros, frutas e vegetais, laticínios com baixo teor de gordura e peixes, evite doces e refrigerantes.

Naturalmenteseu estômago esvazia mais lentamente, o que pode aumentar o risco de refluxo. E a diminuição da velocidade do material digerido através do intestino grosso pode causar constipação. A solução mais fácil?  Fibra e água. Adicionar fibras à dieta também pode ajudar a proteger contra pólipos do cólon.   

Uma em cada quatro pessoas na faixa dos 50 anos tem pólipos no cólon que podem evoluir para câncer, então você provavelmente terá que fazer uma colonoscopia.

Depois de anos engolindo sorvetes e tomando leite sem nenhum problema, você pode começar a sentir uma ressaca dos laticínios, estômago inchado e desconforto. Isso porque muitas pessoas na casa dos 50 anos produzem menos lactase, uma enzima que ajuda a digerir o leite., mas você ,pode comer iogurte, que contém culturas bacterianas ativas (conhecidas como probióticos) que podem ajudar a digerir a lactose.

Entre os 60 e 70 anos, você pode secretar menos ácido clorídrico, o que diminui a disponibilidade de vitamina B12, diz Lichtenstein. Pergunte ao seu médico se você deve comer mais alimentos ricos em vitamina B12 ou se precisa de um suplemento.

Ossos Saudáveis

Se você foi ativo durante toda a sua vida, seus ossos, articulações e músculos têm mais chances de estar em boa forma aos 50 anos.

O envelhecimento e a inatividade podem causar dores nas articulações devido ao desgaste da cartilagem, articulações e músculos mais fracos. 

Prevenção: manter um peso normal e fazer um treinamento de musculação.

Suas juntas podem soar como galhos se partindo, mas aqueles ruídos de estalos geralmente não são um problema sério. Eles podem ser ligamentos e articulações se ajustando. Mas converse com seu médico se esses sons forem acompanhados de dor, inchaço ou dormência.

Estima-se que a osteoporose esteja presente em uma de cada cinco mulheres de 65 a 74 anos.  A prática de musculação pode ajudar.

Mantenha Seu Coração Forte

Se você for saudável e ativo, continue assim!. Nunca é tarde para fazer a sua parte: pegue seu maiô, bicicleta ou tênis e comece a andar.

As paredes do seu coração estão ficando mais grossas e as válvulas, mais rígidas. Além disso, muitas pessoas na casa dos 50 anos começarão a desenvolver os primeiros sinais de problemas no coração.

Você tem que consultar um cardiologista para avaliar como está o funcionamento de seu coração.

Ter saúde depois dos 50 anos requer que você se cuide mais e tome atitudes preventivas para se manter saudável.

Você notou uma batida acelerada ou um coração acelerado? Pode ser fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca que se torna mais comum com a idade. Uma vez que pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral, informe o seu médico. Você também deve dizer a ele se estiver sentindo fadiga incomum, fraqueza ou tontura durante os exercícios.

A doença cardíaca é a principal causa de morte para pessoas com 65 anos ou mais. 

Os especialistas sugerem que o exercício físico feito com moderação e as devidas orientações reduzem os riscos.