Quando você tem um pai idoso, a preocupação com a capacidade dele manter o estilo de vida pode ser uma preocupação significativa. Quase sem exceção, os idosos resistem à ideia de sair de casa e ir para uma casa de repouso ou lar de idosos. Você, como filho de um idoso, pode ter problemas de relativos a segurança se seu pai / mãe idoso continuar a viver de forma independente.
Se o cônjuge faleceu, podem haver problemas de solidão e depressão. Corredores e portas de casas antigas geralmente não são construídos para acomodar andadores ou cadeiras de rodas.
E a visão da avó ou do avô de seus filhos caindo e sendo incapaz de chegar até você para obter ajuda é assustadora. E há o lado financeiro de manter a casa e pagar todos tipos de contas.
Portanto, a questão é se você deve tentar ajudar seu pai idoso com a mudança para uma instituição de assistência médica, ou se ele pode continuar ficando em sua casa. Existem algumas razões convincentes para ajudá-los a permanecer na casa em que viveram por tanto tempo, se houver maneiras de superar os problemas.
Estudos mostram de forma conclusiva que os idosos que moram em casa são mais felizes e saudáveis. Seus pais podem ter amizades duradouras na vizinhança que fornecem um grande apoio emocional, e podem olhar para eles de vez em quando para garantir que estão seguros.
E a capacidade de sair no quintal, alimentar os pássaros, ter um animal de estimação ou cuidar de um pequeno jardim tem benefícios incalculáveis para a saúde mental e física de um cidadão idoso.
Podem ser tomadas medidas para atender às necessidades específicas de um idoso, se você quiser dar apoio para mantê-lo na casa dele.
A família e os amigos do idoso podem assumir as tarefas de manutenção da casa, trabalhos de jardinagem e reparações para que a casa continue a ser segura e viável como espaço de habitação. É muito provável que, do ponto de vista financeiro, você possa atuar com o idoso para reduzir os custos de permanência na casa dele. Se ele ainda tiver um financiamento, o saldo devedor pode ser bastante baixo, mas o pagamento ainda pode ser alto.
Você poderá refinanciar o empréstimo para reduzir consideravelmente o pagamento, e torná-lo mais acessível.
Analisando os recursos já existentes, você poderá alocar os custos de seus pais idosos em uma faixa razoável e ajudá-los a estabelecer um orçamento que lhes permita viver confortavelmente com a previdência social e quaisquer fundos de aposentadoria que tenham.
Você também pode encontrar cuidados de enfermagem domiciliares e utilizar da tecnologia para permitir que seus pais tenham cuidados de qualidade em casa, e tenham os recursos para poder contatá-lo em caso de emergência. Serviços como esses atendem bem às necessidades dos idosos, de modo que eles possam passar praticamente o restante de seus anos morando em suas casas, onde sejam felizes.
A chave para fazer todas essas etapas funcionarem é conseguir a parceria de seu pai / mãe idosos ( e também de seus irmãos / irmãs, caso você os tenha).
Ao sentar-se com ele, ela, ou ambos você deve deixar muito claro que mantê-los em casa é um projeto compartilhado, e que eles devem fazer tudo o que puderem para colaborar.
Eles, muito provavelmente, ficarão entusiasmados em fazer esse tipo de esforço para ficar na casa que tanto amam.
É fundamental o acompanhamento frequente, para avaliação de como está sendo esta nova etapa na vida de todos envolvidos.