O QUE VOCÊ PODE FAZER AO SE SENTIR SOBRECARREGADO(A)
No início, cuidar pode parecer opressor e assustador
Muitos de nós começamos nossa experiência de cuidar de alguém sem um mapa para caminhar nessa nova trilha. Entramos na situação sentindo uma necessidade urgente de cuidar de quem precisa de nós.
Quando o inesperado acontece, não hesitamos por um momento, e repentinamente podemos nos sentir perdidos, exaustos e oprimidos.
Leia a seguir indicações úteis para lhe mostrar o caminho, e para que também possa encontrar conforto quando precisar.
Facilite Seu Papel Como Cuidador
Você não pode fazer tudo de uma vez. Todos nós gostamos de nos precipitar e melhorar tudo imediatamente. A realidade é que todos os envolvidos precisam de um período de adaptação.
Roma não foi construída em um dia.
Se acalme.
Procure se ajustar gradualmente.
Acerte o Passo
Você está correndo uma maratona, portanto, conheça seu próprio ritmo. O esforço seguido de um esgotamento não é a resposta. Encontre um ritmo físico e mental para você o mais rápido possível, estando ciente do quanto você pode fazer em um determinado dia.
Em seguida, faça uma pausa e descanse. As coisas podem surgir inesperadamente e, se você não tiver reservas para o inesperado, vai se encontrar com a exaustão mais cedo do que pode imaginar .
Conheça Seus Limites
É necessário compreender as suas limitações e aceitá-las com autocompaixão. Não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e não podemos saber ou compreender todas as coisas. Admitir que precisamos de ajuda ou aconselhamento profissional é um passo positivo para gerenciar nossas vidas e aqueles de quem cuidamos. Seja honesto consigo mesmo sobre o quanto você pode fazer.
Peça Ajuda
Por algum motivo, essa dica é a mais difícil para os cuidadores aceitarem e executarem. Nós lutamos sozinhos, acreditando que a dependência dos outros é um sinal de fraqueza. Nada, entretanto, pode estar mais longe da verdade. Pedir ajuda não indica fracasso como cuidador. Cuidar exige a participação em um grupo, e você precisa e merece ajuda. Estenda a mão e solicite apoio. Você ficará surpreso e satisfeito com sua origem.
Mantenha Uma Dieta Saudável
Refeições boas, saudáveis e substanciais são fundamentais! Elas lhe dão resistência e força. Reservar tempo para comer refeições saudáveis é uma necessidade absoluta. Quando puder tome suas refeições com aqueles de quem você gosta. Alimentos saudáveis e boa companhia estimulam o apetite e proporcionam a oportunidade de passar bons momentos juntos.
Avalie Sua Temperatura Emocional
Como você está se sentindo? É muito fácil estar alerta para o humor e o estado emocional das pessoas de quem gostamos. Ao mesmo tempo, é difícil ter consciência de nossos próprios sentimentos.
Se nos concentrarmos em nosso estado de espírito e no nosso coração, será mais fácil tomar as medidas adequadas para encontrar o equilíbrio emocional.
Relaxar, conversar com alguém, descansar e fazer uma pausa são apenas alguns dos antídotos ao se sentir chateado ou angustiado.
Não Pare Sua Vida
Uma das primeiras coisas que muitos cuidadores fazem é se concentrar intensamente na vida das pessoas de quem cuidam, e colocar a sua própria em banho-maria. Embora esse ato altruísta seja realmente recomendável, também é perigoso. Quando nos desligamos das coisas que nos dão alegria e nos satisfazemos, ficamos frustrados e desanimados.
Começamos a nos ressentir de nossos deveres de cuidar e daqueles de quem cuidamos. Nossa própria vida pode parecer estagnada e sem sentido, embora estejamos prestando um grande serviço.
Faça um favor a si mesmo e àqueles de quem você gosta, e encontre para si mesmo tempo e energia. Estenda a mão e encontre apoio para dar uma chance para “seu” tempo.
Onde há uma vontade, há um caminho.
Tenha Fé
Se você tem uma crença que lhe permite acreditar em um poder maior do que o seu, confie!
Quando estamos passando por momentos difíceis, não podemos desanimar!
São em situações assim que a fé nos ajuda, nos dá força para continuar lutando e nunca desistir de nossos objetivos.