ROMANCE AO ENTARDECER

ROMANCE AO ENTARDECER

Quando você assiste televisão ou filmes, chega à conclusão de que romance é coisa apenas para adolescentes ou pessoas com idade por volta dos 20 anos. Em muitos casos, quando alguém atinge a idade adulta plena, e depois a terceira idade, o conceito de romance fica completamente fora de questão.                                 Mas sabemos com certeza que o romance nos anos do ocaso não apenas é possível, mas pode ser o romance mais doce de todos.

Parte da confusão pode estar em outro equívoco ou “mito” sobre os idosos de que eles não são capazes de manter sua atividade sexual. Existem dois níveis de erro nesse equívoco.   

A primeira é a ideia de que pessoas com mais de 60 anos são sexualmente inativas. Nada poderia estar mais longe da verdade.                                                               

A sexualidade é um componente saudável da vida adulta em todas as fases de nossa maturidade, e os idosos são tão capazes da sexualidade em seus relacionamentos quanto o adolescente mais excitado, embora provavelmente muito mais cuidadoso.

O segundo equívoco que é bom enfrentar e descartar é que, mesmo que a sexualidade não faça parte da mistura, os idosos não são românticos.                                                                                             

Esse equívoco é, sem dúvida, mantido por pessoas que não passam um tempo de qualidade com os próprios idosos.  Na verdade, o oposto é a verdade.                                                                     Se alguém rastreasse os padrões de aluguel de filmes dos idosos, testemunharia que eles têm um apetite saudável por comédias românticas, e um interesse saudável por relacionamentos românticos.

A aposentadoria muitas vezes é um momento de tremendo renascimento do conceito de romance entre casais idosos. Os casais que podem ter visto o romance fracassar em seu relacionamento durante os anos de criação dos filhos, muitas vezes veem esse elemento de seu relacionamento florescer e se tornar ainda mais doce e emocionante do que era quando estavam namorando.                                                                                                     

A vida adulta antes da aposentadoria costuma ser carregada de pressões para criar os filhos e permitir que tenham vida própria, bem como lidar com pressões profissionais e sociais.                                  Esse tipo de coisa pode tirar a energia emocional e mental necessária para o romance. Portanto, quando um casal atinge os anos de aposentadoria juntos, é comum que os idosos redescubram por que se apaixonaram, e passarem a vivenciar uma nova era de romance que é divertida e emocionante para ambos.

Mas os idosos que se acham solteiros são perfeitamente capazes de procurar momentos românticos com outras pessoas de sua própria geração.                                                                                                 Se administraram bem suas finanças, os idosos podem estar bem equipados para desfrutar de uma vida amorosa ativa e noites românticas que enriquecem suas vidas e os mantêm animados e ansiosos pela próxima experiência romântica.

Além disso, os idosos têm tempo e lazer para cultivar lentamente seus relacionamentos românticos. Portanto, um cidadão idoso pode construir um romance cheio de empolgação e de descobertas. Mas namorar e curtir momentos românticos com o sexo oposto também proporcionam um companheirismo muito necessário, e amizades profundas podem evoluir para romances nos anos dourados.                                                                                                     

Se perdeu um cônjuge, esses momentos com outras pessoas de sua idade podem preencher uma lacuna deixada por esse cônjuge, e ajudar a aliviar a transição e o luto para que o idoso possa seguir para a vida de solteiro com sucesso.