QUANDO IDOSOS DEVEM ASSUMIR RISCOS

QUANDO IDOSOS DEVEM ASSUMIR RISCOS

Há uma imagem clássica de um idoso dirigindo com as setas de seu  carro continuamente ligados, e andando a uma velocidade de 20 Km/h 20  abaixo do limite de velocidade na rodovia, e além disso se manter na faixa da esquerda sem dar passagem para os veículos que estão atrás.

É verdade que, à medida que avançamos para os nossos anos seniores, nos  tornamos um pouco cautelosos na forma como conduzimos os nossas atividades.                                                                

Agora, se você tiver problemas de saúde que são a consequência de uma queda, ou de uma doença grave, são necessárias diversas precauções.                                                                                                  

 Nossas vidas são preciosas, e só porque estamos mais perto dos anos finais não significa que queremos que terminem muito cedo. Na realidade não queremos perder um minuto sequer deste tempo na terra com nossos filhos, netos e entes queridos.

Sua vida de realizações mostrou que ele não tinha medo de desafios. E ao sair por aí e fazer algo divertido e que pode ter sido um sonho, ele mostrou que nossos últimos anos não são apenas cadeiras de balanço e cochilos.                                                                

Também são um momento de viver alguns de nossos sonhos.

Mas precisamos também pensar sobre o que mais podemos fazer. Pode haver alguns bons motivos para sair por aí e correr alguns riscos na vida (desde que sejam riscos calculados e com todas medidas de segurança), e desfrutar da emoção que um pequeno perigo pode trazer.                                                                         

Recentemente, o presidente americano George Bush (pai) fez paraquedismo, embora já estivesse na terceira idade. Alguns riscos, como o paraquedismo, podem ser feitos com a orientação de profissionais qualificados para ajudar a reduzir os perigos reais.                                                                                                   

Mas a ilustração do que o presidente Bush fez enfatiza uma razão para “ir em frente” e correr alguns riscos em nossos anos de aposentadoria.                                                                                                            

Por um lado, é uma tremenda inspiração para os jovens quando vêem os mais velhos exibindo coragem e vontade de sair de sua zona de conforto. Muitas vezes, seus próprios filhos precisam desse tipo de inspiração para que eles também vivam a vida com coragem, e não deixem que o medo os impeça de aproveitar cada momento.

Outro grande motivo para arriscar (risco calculado) é que pode ser uma ótima maneira de se relacionar com a família.                                                             

Você também pode ter a chance de construir uma memória com um ente querido ao assumir um risco. E vale a pena tentar, de uma forma razoável, capturar essa memória e construir esse vínculo também.

Alguns riscos que você pode correr não envolvem perigo físico, como fazer a apresentação de uma comédia stand up                                         

Dizem que não há nada mais assustador do que enfrentar uma plateia e tentar fazê-la rir.

Mas quando você ouvir suas risadas e aplausos, isso será um sonho tornado realidade para o cômico amador que existe em você.

Portanto, considere correr alguns riscos ao planejar suas atividades A descarga de adrenalina vai colocar um pouco de energia em seus passos e dar um treino ao seu ritmo cardíaco.                                                      

Mas também adicionará um pouco de diversão e aventura à sua vida.

E isso é algo de que todos nós podemos usufruir.