Há um fenômeno familiar que você pode ter que enfrentar agora, apesar de que deveria estar caminhando para uma vida tranquila de idoso e aposentado. Mas pode ser que você tenha que participar da criação de seus próprios netos. Este é um acontecimento muito diferente do esperado. Pode ser um pouco reconfortante saber que a ocorrência de avós sendo chamados para criar os netos é mais comum agora do que nunca.
Mas o fato de muitos idosos terem que criar seus netos não torna mais fácil enfrentar esse desafio sozinho.
Existem muitos motivos pelos quais os idosos criam seus netos. A natureza do problema dirá muito sobre como você aborda as muitas questões da criação dos filhos. Os motivos vão desde a morte dos pais até situações de abuso, dificuldades com drogas ou álcool, ou se sua filha teve o bebê fora do casamento.
A gravidade do motivo pelo qual você está sendo convidado a se tornar pai e/ou mãe pela segunda vez é que vai determinar quanto o pai biológico vai participar da vida do bebê.
Provavelmente, a maior pergunta que você fará é o que dizer à criança. A honestidade é muito importante na criação dos filhos. Não demorará muito para eles descobrirem que seus “pais” são muito mais velhos do que os pais das outras crianças.
Portanto, se você puder ser honesto, embora isso crie outras ansiedades na criança, essas serão muito mais saudáveis para ela enfrentar do que ser enganada sobre questões de parentesco.
Se a mãe biológica morar com você, isso pode ser bom ou ruim. Como pai da menina, você estará fazendo um favor a ela se permitir que ela atue em seu próprio papel de pai e mãe, tanto quanto possível.
A situação ideal seria se a criança soubesse que se trata de sua mãe, em vez de dizer que é uma irmã mais velha. Então, você e sua esposa podem servir na qualidade de cuidadores e facilitadores, permitindo que o vínculo natural mãe / filho ajude ambos a crescerem nessas funções. Pode ser difícil a curto prazo, mas à medida que a criança cresce, você e sua filha ficarão felizes por terem se esforçado para lidar com o problema dessa maneira.
Na nossa sociedade, em que os vínculos sanguíneos ainda tem muito valor, espera-se que os pais biológicos exerçam a parentalidade, contudo, é sabido que o amor, e os vínculos afetivos são uma construção, denotando assim que qualquer pessoa, casal ou família pode assumir esse papel, como acontece na adoção, onde uma família assume todos os cuidados e responsabilidades com a uma criança, que passará a ser seu filho!
A disponibilidade de outros membros da família também será um fator de grande importância nas demandas da parentalidade.
As crianças são criaturinhas ativas e adoram correr e brincar ativamente, especialmente com os pais. Mas às vezes os idosos não gostam tanto de correr e brincar quanto de abraçar e ler uma história. Se a criança tem tios ou tias morando perto que podem intervir e fornecer esse tipo de apoio à criança, isso vai tirar um pouco da pressão sobre você ao tentar acompanha-la.
Nunca descarte a possibilidade de que em um certo momento os pais voltem a assumir a responsabilidade de cuidar da criança.
Então você pode entregar essa responsabilidade e se sentir realizado por ter feito sua parte para garantir que seu precioso neto tenha sido devidamente cuidado quando ele ou ela precisava de você.