COMO EVITAR CONFLITOS

COMO EVITAR CONFLITOS

As consultas médicas podem ser um desafio para quem cuida

É importante acompanhar o idoso às consultas médicas, mas pode ser um desafio difícil.

Durante a consulta você pode discordar sobre o que discutir, eles podem mentir sobre seus sintomas ou podem se recusar a discutir tópicos sensíveis.

Também pode ser difícil encontrar o equilíbrio certo entre deixá-los falar por si e intervir para trazer à tona tópicos importantes ou esclarecer fatos importantes.

Mas mesmo que você não queira “assumir o controle”, seu adulto mais idoso pode precisar de ajuda para fazer as perguntas certas ou entender as instruções.

Ou eles podem precisar de um defensor se o médico não lhes der a atenção que eles merecem, ou em casos de riscos lhes pedir para tomar grandes decisões.

Isso ajuda a evitar conflitos e a tirar o máximo proveito da consulta médica.

Antes da visita ao médico

Antes da consulta médica, uma conversa prévia prepara o terreno para o sucesso. Tente agendar a consulta para horários que funcionem melhor para você e para o idoso, quando eles tiverem mais energia e quando você puder reservar um tempo suficiente.

Reunir informações essenciais
Certifique-se de reunir as informações que o médico precisará revisar, especialmente:

  • Informações de visitas com outros médicos e especialistas
  • Lista de todos os medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos de venda livre, vitaminas e suplementos –

Concorde sobre o que discutir e como fazê-lo
Como há duas pessoas envolvidas na visita, é importante garantir que você esteja de acordo quanto às preocupações a serem apresentadas e como elas serão discutidas.

Por exemplo, você pode concordar em discutir os problemas recentes de deglutição, mas eles se recusam a discutir suas preocupações. Eles também podem ter preocupações com a incontinência e seus sintomas mas não querem falar sobre isso na sua frente.

O que pode funcionar melhor é discutir 2 ou 3 questões acordadas juntamente com o médico. Em seguida, informe que você sairá para que ele possa discutir questões em particular.

Quando você precisar conversar com o médico sobre questões que ele se recusa a discutir, talvez seja melhor fazê-lo sozinho antes ou depois da consulta.

Por exemplo, se você comentar sobre problemas de equilíbrio ou de memória o seu idoso pode ficar com raiva, na defensiva ou mentir.

Muitos médicos estão dispostos a agendar um telefonema para conversar em particular.  Se for esse o caso, lembre-se do tempo limitado e atenha-se apenas aos problemas que você não pode discutir quando o idoso estiver presente.

Busque um acordo sobre como você ajudará
Antes da consulta, é útil conversar com o idoso para descobrir como ele gostaria que você ajudasse.

Ele pode querer que você fique na sala de espera ou entre na sala de exames durante parte ou toda a consulta.

Na sala de exames, eles podem querer que você faça apenas anotações ou lembre-os dos principais problemas a serem discutidos. Você pode garantir que as informações importantes, como novos medicamentos,serão claras.

Discutir isso com antecedência ajuda o idoso a relaxar, porque ele sabe que você não estará “assumindo o controle” sem o consentimento dele.

Obviamente, se o idoso tiver um comprometimento cognitivo significativo ou não conseguir se comunicar, naturalmente você estará assumindo um papel mais ativo.

Após a visita do médico

Após a consulta, geralmente é útil conversar sobre como ela foi conduzida. Você pode descobrir se ele achou se a consulta foi boa ou não, e falar sobre os motivos e dúvidas ainda existentes.

Especificamente, você poderia perguntar se ele achou que você fazia a quantidade certa de perguntas, se ele queria ter ficado  sozinho com o médico, ou se havia algo que ele desejava que tivesse acontecido de maneira diferente.

O que fazer se houver conflitos

Pode haver momentos em que você e seu idoso simplesmente não concordam com questões importantes.  Se isso acontecer, tente o seguinte:

  • Peça a um membro da família ou amigo íntimo de confiança que acompanhe o idoso ao médico e depois informe o que aconteceu
  • Agende uma ligação telefônica com o médico ou enfermeiro para obter as informações necessárias, em vez de discutir com o idoso

Pergunte ao médico ou enfermeiro se eles podem encaminhá-lo para alguém que possa ajudar a resolver eventuais divergências como um conselheiro.