CORONAVIRUS E O CUIDADO COM IDOSOS 1

CORONAVIRUS E O CUIDADO COM IDOSOS 1

RESPOSTAS PARA AS PRINCIPAIS PERGUNTAS DE CUIDADORES SOBRE O CORONA VIRUS

Estamos recebendo muitas perguntas dos cuidadores sobre como reduzir o risco e proteger os adultos mais velhos do coronavírus (COVID-19).

Criamos este PERGUNTAS E RESPOSTAS para responder a essas perguntas e continuaremos nos atualizando à medida que recebermos mais perguntas e pudermos fornecer respostas bem fundamentadas e informadas.

1. Os adultos mais velhos devem receber visitas durante esse período?

Não. Todos, especialmente os idosos, devem tentar interagir com o mínimo de pessoas possível. Mantenha todas as interações ao mínimo indispensável.

A redução do número de pessoas com as quais um idoso entra em contato reduz a quantidade de germes aos quais eles estão expostos. Isso reduz o risco de serem infectados com COVID-19.

Agora, está ficando muito claro que para retardar a propagação de doenças todos precisam levar isso a sério.

 Diga com firmeza aos visitantes que, por precaução, você está seguindo as instruções médicas de prevenção e limitando o contato do seu idoso com as pessoas o máximo possível.

No entanto, o objetivo não é isolar o idoso.

Você pode marcar ligações telefônicas ou vídeo chamadas para que os idosos possam desfrutar “virtualmente” da companhia de familiares e amigos. 

2. Que precauções devo tomar ao visitar a casa de um idoso?

Semelhante à gripe sazonal, o COVID-19 é transmitido entre pessoas por meio de tosse, espirro ou contato próximo, como tocar ou apertar as mãos.

Ele também pode ser transmitido tocando uma superfície com o vírus e, em seguida, tocando os olhos, nariz ou boca sem lavar as mãos.

Ao entrar na casa do seu idoso, você terá potencialmente entrado em contato com o vírus enquanto estava , e deve tomar precauções para reduzir o risco de transmitir o vírus a eles.

A sua visita é necessária?
Em primeiro lugar, certifique-se de que sua visita é imprescindível. Por exemplo, você pode morar com o idoso ou ir regularmente a sua casa para cuidar dele.

Mas se não for necessário, proteja a saúde dele adiando sua visita até que as autoridades de saúde locais digam que é seguro. 

Em vez disso, você pode telefonar ou visitar uma vez para configurar a vídeo chamada no smartfone ou computador, para que possam se “ver” regularmente.

Ou se precisar deixar algo para eles, considere deixá-lo na porta ou apenas dentro de sua porta.

Siga as recomendações básicas vigentes para  pessoas de alto risco.

Isso inclui a lavagem cuidadosa e adequada das mãos por 20 segundos, sem tocar seu rosto e a limpeza de superfícies de alto contato, como telefone celular, torneiras, maçanetas e bancadas.

Idéias adicionais para reduzir a presença de vírus na casa de um idoso                                                                      
Também compartilhamos sugestões adicionais sobre o que você pode fazer para reduzir a quantidade de germes que entram em casa. 

Isso não significa que você precise ou tenha que colocar todas essas ideias em prática. Seu objetivo é dar ideias e ajudá-lo a se tornar mais consciente de como os germes podem se espalhar.

Além de praticar uma boa higiene e seguir as recomendações de prevenção, não há ações certas ou erradas bem definidas.

CONSIDERE:

  • Lavar o rosto, mãos e antebraços
  • Limpar o seu celular com um toalhete com álcool a 70% ou guarde-o antes de lavar as mãos e não volte a tocá-lo
  • Tire os sapatos e / ou use sapatos exclusivos para o uso doméstico ou chinelos
  • Enquanto estiver na casa do idoso, lave as mãos a cada 30 a 60 minutos – hidrate após a lavagem para evitar rachaduras na pele
  • Se você estiver doente (mesmo que seja um resfriado leve), use uma máscara descartável e luvas descartáveis
  • Coloque suas malas em um canto afastado ou próximo à porta, limitando seu contato com o resto da casa
  • Remova todos os anéis e pulseiras (antes de lavar as mãos) e não os use enquanto estiver em casa – no caso de partículas de vírus estarem escondidas em cantos e fendas
  • Faça uma troca completa de roupa – tomando cuidado para não tocar a parte externa da roupa ao removê-la
  • Puxe o cabelo para trás para reduzir a probabilidade de você precisar tocá-lo ou de que ele encoste no idoso.
  • Tome um banho (lave o cabelo também) e troque de roupa
  • Quando for razoável, fique a poucos metros de distância do idoso e evite o contato físico

ENTRE EM CONTATO CONOSCO se você tiver outras idéias para reduzir a propagação de vírus.

3. Quando levo compras para casa, como alimentos ou suprimentos domésticos, preciso higienizá-los antes de guardá-los ou usá-los?

A higiene adequada das mãos é a coisa mais importante para reduzir a disseminação do COVID-19.

No entanto, os itens das lojas foram tocados por muitas pessoas e podem transmitir o vírus, que pode viver em superfícies como plástico e aço por até 3 dias.

Os itens que foram embalados ou entregues por serviços de mercados ou delivery também foram manuseados por outras pessoas.

Então, quando você manuseia o item ou a embalagem externa em casa, os germes remanescentes podem ser transferidos para suas mãos.

“Se as pessoas estão preocupadas com o risco, elas podem limpar os pacotes com lenços desinfetantes e lavar as mãos”, dizem os especialistas em transmissão de vírus por aerossol.

Para a maioria dos itens e superfícies, a lavagem com água e sabão pode quebrar as paredes celulares do vírus COVID-19 e matá-lo.

Siga também as seguintes recomendações:

  • Lavar recipientes não porosos
  • Lavar as mãos, balcões e quaisquer outras superfícies que foram tocadas durante a limpeza e colocação de mantimentos
  • Lavar produtos com água e sabão

4. Quando eu recebo pacotes, eles precisam ser higienizados?

O vírus não sobrevive mais do que algumas horas nas embalagens

No entanto, as encomendas também são tratadas por um entregador, que pode potencialmente transferir partículas de vírus “frescas” para o pacote quando está entregando.