CORONAVIRUS E O CUIDADO COM IDOSOS 2

CORONAVIRUS E O CUIDADO COM IDOSOS 2

5. Qual é a técnica adequada para lavar as mãos para reduzir a propagação da infecção?

Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos (cante a música Feliz Aniversário duas vezes).

A única sugestão que adicionaríamos é lavar as torneiras com água e sabão para que você possa abrir e fechar a água com segurança conforme for necessário. Manter a água correndo o tempo todo consome muita água.

Você também deve remover todas as joias de mão e pulso nas situações em que você está especialmente preocupado com a transferência de germes para indivíduos de alto risco

6. Como faço para desinfetar a casa do meu idoso para evitar a propagação do vírus?

Em casa, se recomenda que as pessoas pratiquem a limpeza de rotina de superfícies tocadas com frequência com produtos de limpeza doméstica e desinfetantes de fabricantes conhecidos e registrados,  apropriados para a superfície, seguindo as instruções do rótulo.

NÃO COMPRE PRODUTOS DE LIMPEZA VENDIDOS DE PORTA EM PORTA DE FABRICANTES DECONHECIDOS

Essas superfícies de “alto contato” incluem, mas não estão limitadas a:

  • Sanitários
  • Torneiras
  • Pias
  • Maçanetas
  • Interruptores
  • Mesas
  • Bancadas
  • Puxadores de armário e gaveta
  • Mesas

7. Eu cuido de duas pessoas diferentes, em dois locais separados. Como posso cuidar com segurança e não transmitir vírus entre eles ou de mim mesmo?

É ótimo ser extremamente cauteloso ao cuidar de dois indivíduos separados e de alto risco. 

O objetivo é reduzir a quantidade de germes potenciais que você está trazendo para cada uma de suas casas ou espaços residenciais.

Por exemplo, se você estiver atendendo duas pessoas diferentes no mesmo dia, você deveria trocar de roupa antes de ver a segunda pessoa. Se eles forem de alto risco, você também pode considerar tomar um banho completo.

Conforme mencionamos na resposta à pergunta nº 2, as precauções que você escolher tomar dependerão de sua avaliação do risco e da viabilidade de tomar essas precauções.

Não há ações “certas ou erradas” claras a serem tomadas, siga as recomendações para pessoas de alto risco.

 8. Meu idoso está em uma casa de repouso ou comunidade de vida assistida que foi fechada e não são permitidas as visitas.  Como posso manter contato com eles e ter certeza de que não estão assustados ou solitários?

Este é um problema difícil com o qual muitas pessoas estão lutando agora.

Algumas residências para idosos prometeram ajudar os moradores a usar computadores ou tablets para se comunicar com a família, mas ainda não o fizeram.

Realisticamente, seus meios de comunicação serão limitados pela capacidade atual do idoso e pelo que as instalações permitem.

Em geral, faça o melhor que puder. Use qualquer meio de comunicação que esteja disponível até que esteja disponível um meio melhor. 

E verifique periodicamente com a instituição se o idoso está bem, e descubra quando eles providenciarão a comunicação por vídeo.

Apresentamos a seguir sugestões para várias situações:

Videochamadas em um computador
Por exemplo, se o idoso pode usar um computador, considere fazer uma vídeo chamada com ele. 

O Zoom oferece opções gratuitas e, uma vez configurado, você pode enviar um link de “convite para reunião” por e-mail para que eles possam entrar facilmente na vídeo chamada. Eles também estão oferecendo suporte extra e tutoriais para ajudar as pessoas a usarem seus serviços.

O Zoom funciona igualmente bem em dispositivos móveis. Mencionamos isso aqui porque pensamos que é a maneira mais fácil de colocar alguém em uma videochamada se essa pessoa ainda não usa aplicativos ou um software de vídeo chamada.

Videochamadas em um telefone celular


 Faça vídeo chamadas pelo aplicativo Whatsapp

Fale ao telefone
Se o idoso usa um telefone fixo, conheça sua programação diária normal para poder ligar quando for provável que ele esteja em seu quarto.

Entregue cartas ou pacotes para o idoso  
Se sua comunidade de cuidados não permite visitantes e seu idoso não consegue usar um telefone ou computador, descubra se você pode entregar cartas ou pacotes para eles.

Se isso for permitido, você pode reunir uma sacola de suprimentos básicos, lanches favoritos ou itens de conforto e deixá-los para ele. E para lembrá-lo de que eles são amados e queridos, você pode incluir fotos especiais ou uma carta escrita à mão. 

Se for viável, você pode até mesmo pedir a família e amigos para enviar cartas para você por e-mail para que você possa imprimi-las e adicioná-las ao pacote de cuidados para o idoso

Se você escolher esta opção, lembre-se de lavar as mãos antes de manusear qualquer coisa que for dar para o idoso. 

Com idosos de alto risco, é melhor prevenir do que remediar. Portanto, recomendamos limpar completamente todos os itens que você incluirá no pacote de cuidados para que eles não coletem acidentalmente quaisquer germes desses itens .

9. Os supermercados estão dedicando certas horas em que indivíduos de alto risco (como idosos) podem fazer compras sem aglomerações?

Sim. Muitos supermercados estão dedicando determinados horários de compras para idosos e pessoas com problemas de saúde subjacentes que comprometem seu sistema imunológico.

Indivíduos de alto risco, como os idosos, devem evitar aglomerações para reduzir sua exposição ao COVID-19,mas também precisam comprar comida e outros suprimentos essenciais.