15. O que você pode fazer quando os idosos não levam a sério o distanciamento social ou as ordens para ficar em casa?
Para a frustração de filhos adultos e cônjuges, algumas pessoas que se enquadram no grupo de alto risco não estão levando a sério a ameaça do COVID-19 – simplesmente porque acreditam que tem resistência no sistema imunológico.
Eles continuam a sair para comer, socializar com os amigos ou até mesmo viajar.
Aqui estão 4 dicas para ajudá-lo a passar a mensagem de que eles precisam tomar as precauções recomendadas para manter a si próprios, suas famílias e a comunidade seguros:
A. Descubra quem eles ouvem
É frustrante que eles não dêem ouvidos à sua pesquisa cuidadosa, mas tente não levar para o lado pessoal. Pense nas fontes de informação em que eles normalmente confiam e use-as para transmitir sua mensagem.
Por exemplo, se eles ouvirem seu médico ou instituições médicas importantes, compartilhe informações dessas fontes.
Ou, se eles tendem a ouvir os conselhos de um amigo ou parente específico, peça a essa pessoa para compartilhar os fatos e recomendações.
B. Ofereça alternativas para que eles não se sintam isolados ou abandonados
Seu idoso pode ter medo de ficar sozinho, ou se esquecido de continuar com seu novo estilo de vida atual.
Ajude-o a estabelecer formas alternativas de se comunicar e praticamente passar tempo com a família e amigos.
Ou encontre atividades online das quais ele possa participar. Muitos centros para idosos, museus, e outros centros de ensino e entretenimento estão criando apresentações online ou webinários.
C. Explique que eles podem estar transmitindo o vírus para outras pessoas.
Pessoas de todas as idades podem ficar gravemente doentes e até morrer de COVID-19, não apenas idosos.
Lembre ao seu adulto que, se continuar a sair, mesmo que não fique gravemente doente, ele pode se infectar e transmitir a doença a outras pessoas.
Você pode perguntar sobre o que pensam seus amigos mais velhos ou com problemas crônicos de saúde. É possível que um idoso passe o vírus a um amigo e faça com que ele fique gravemente doente ou morra?
E se você tem filhos, pode dizer que não gostaria que eles infectassem seus próprios netos.
D. Compartilhe o que você está fazendo para manter você e sua família seguros.
Uma forma de transmitir a seriedade da situação é compartilhar os cuidados que você está tomando e por que decidiu fazê-lo.
Você pode dizer a eles que você e seus familiares cancelaram as próximas férias e ficarão em casa o dia todo, todos os dias, porque querem evitar outras pessoas e limitar a exposição ao vírus.
Ou você pode compartilhar como ensinou a seus filhos a nova rotina de lavagem das mãos de 20 segundos para evitar que adoeçam ou transmitam germes para outras pessoas.
Talvez você diga a eles que não está permitindo que seus filhos tenham encontros para brincar (nem mesmo visitas com os avós) para manter todos mais seguros.