CORONAVIRUS E O CUIDADO COM IDOSOS 6

CORONAVIRUS E O CUIDADO COM IDOSOS 6

16. Devo usar uma máscara facial quando sair?         

E em casa? 

Use uma máscara facial em público
Sim, você deve usar uma máscara feita em casa ou uma cobertura de pano para o rosto quando estiver em público.

Os cientistas descobriram que o COVID-19 se espalha com mais facilidade do que se pensava. 

Isso porque um número significativo de pessoas com coronavírus não apresenta sintomas (“assintomáticos”) e mesmo pessoas que desenvolvem sintomas posteriormente (“pré-sintomáticos”) podem transmitir o vírus a outras pessoas antes de apresentarem os sintomas.

È obrigatório o uso de máscaras em locais públicos.                    

Além disso deve ser mantida uma distância em torno de 2 metros das outras pessoas, outra etapa essencial para desacelerar a disseminação do corona vírus.

As pessoas devem usar máscaras caseiras e não médicas, porque as máscaras cirúrgicas de grau médico e as máscaras N95 são escassas, e necessárias com urgência para os profissionais de saúde e os primeiros atendentes.

Até 25 por cento das pessoas infectadas com o novo corona vírus podem não apresentar sintomas, um número surpreendentemente alto que complica os esforços para prever o curso da pandemia e as estratégias para mitigar sua disseminação.”

Uso de máscara facial em casa
Se você está cuidando de uma pessoa idosa dealto risco , convém que qualquer pessoa em contato próximo com ele use máscara (incluindo você).

Usar uma máscara quando estiver próximo do idoso provavelmente reduzirá o risco de contrair o vírus de alguém que está infectado, mas que ainda não apresenta sintomas.

Fora das tarefas de cuidados pessoais, você também pode manter uma distância razoável deles, ou reduzir o tempo que passa em contato próximo. Isso pode ajudar a reduzir ainda mais o risco de exposição.

Como fazer uma máscara facial em casa

Qualquer máscara do tipo faça-você-mesmo, não será de grau médico, mas reduzirá o risco do usuário liberar gotas no ar enquanto fala, respira, tosse ou espirra. 

Elas também evitam que o usuário toque em seu rosto sem perceber

Importante: Use materiais limpos, mãos limpas e um espaço de trabalho limpo. Também pode ser uma boa ideia lavar adequadamente sua máscara de pano antes de usa-la para ter certeza de que está limpa – há muito manuseio enquanto você a faz.

Informações adicionais sobre máscaras faciais / faça você mesmo..

17. Devo fazer meu próprio desinfetante para as mãos? Posso usar receitas de desinfetante de mãos que encontro online?

As autoridades de saúde não recomendam fazer desinfetante de mãos em casa.

Desinfetantes para as mãos são, na verdade, medicamentos sem receita  regulamentados pela ANVISA.
Se não for feito corretamente, o desinfetante para as mãos pode ser ineficaz ou até causar ferimentos. Por exemplo, houve relatos de queimaduras na pele por desinfetante caseiro para as mãos. 

Além disso, adicionar álcool a um desinfetante para as mãos sem álcool provavelmente não resultará em um produto eficaz.

E usar sprays desinfetantes ou toalhetes na pele pode causar irritação na pele e nos olhos. Os sprays e toalhetes desinfetantes destinam-se a limpar superfícies, não pessoas ou animais.

Desinfetantes para as mãos são uma alternativa conveniente quando não é possível lavar as mãos com água e sabão. Você pode se proteger e a sua família do corona vírus com uma higiene simples.

18. Os avós poderiam visitar os netos agora?

Não. Os médicos e outros profissionais médicos recomendam que os avós não devem visitar os netos durante o surto do corona vírus.

Isso ocorre porque as crianças são portadoras de doenças e os adultos mais velhos correm alto risco de adoecer gravemente se infectados com COVID-19.

Parece que crianças e adultos jovens são um vetor importante para o corona vírus, porque podem ser infectantes, mesmo se não apresentarem sintomas. 

Como resultado, eles podem inadvertidamente passá-lo para os adultos ao seu redor. ‘A pesquisa é muito clara que pessoas com mais de 60 anos têm maior probabilidade de necessitar de hospitalização e até morrer por causa desse vírus, mesmo se estiverem com boa saúde.

Para situações em que 3 gerações vivem todas na mesma casa, a recomendação é que os idosos se isolem do resto da família o máximo possível. 

Para reduzir o risco é essencial uma higiene pessoal cuidadosa, limpeza e desinfecção regular das superfícies de contato

 Isso pode significar isolar os avós de outros membros da família, incluindo limitá-los a uma seção da casa tanto quanto possível e garantir que eles tenham seu próprio banheiro. 

Todos na casa devem ficar em quarentena o máximo possível, saindo apenas para coisas essenciais, como compra de mantimentos ou consultas médicas urgentes. 

Sempre que um pai achar que precisa sair para fazer alguma coisa, ele deve se perguntar se realmente precisa fazer isso ou se pode ficar em casa para evitar a exposição potencial ao corona vírus.

Sem dúvida, será difícil para todos reduzir significativamente ou cortar o contato entre avós e netos.

Em vez de visitar pessoalmente, conecte-se regularmente ao telefone ou por meio de bate-papos com vídeo. Encorajar cartas e fotos é outra maneira significativa de se conectar, embora não tão imediata.