22. Meus idosos tem um cuidador que vai à casa deles todos os dias. Que tipo de precauções eles devem tomar?
É um momento assustador porque os idosos correm maior risco de desenvolver doenças graves se forem infectados com COVID-19.
Mas eles também precisam de muitos cuidados pessoais para passar o dia. Ficar a 2 metros de distância ou evitar o contato pessoal é simplesmente impossível.
Cada situação de cuidado é diferente, então o que faz sentido para uma situação pode não funcionar para outra.
No geral, os objetivos são fazer o melhor para reduzir o risco para todos os envolvidos, reduzir os germes que chegam em casa e garantir que o idoso receba os cuidados necessários para estar o mais seguro e saudável possível.
Compartilhamos 4 sugestões sobre como reduzir o risco de exposição ao coronavírus para que você possa encontrar o que funciona para a situação específica do seu idoso.
1. Siga as recomendações para indivíduos de alto risco
Todos na casa devem seguir as recomendações estabelecidas para as pessoas de alto risco.
Isso inclui a lavagem cuidadosa e adequada das mãos por 20 segundos, sem tocar seu rosto e a limpeza de superfícies de alto contato, como telefone celular, torneiras, maçanetas e bancadas.
Você também deve encorajar ativamente o cuidador a ficar em casa se estiver doente e informá-lo se alguém em sua casa estiver doente.
2. Certifique-se de que todos os cuidadores entendam como o COVID-19 é transmitido.
Fale com cada pessoa que está cuidando do seu idoso e certifique-se de que elas entendam claramente como a infecção pode deixar o seu idoso gravemente doente, e como ela se espalha.
Explique que o COVID-19 é facilmente transmitido entre as pessoas por meio de tosse, espirro ou contato próximo, como tocar ou apertar as mãos.
E que também pode ser transmitido tocando uma superfície com o vírus e depois tocando os olhos, nariz ou boca sem lavar as mãos.
Isso os ajuda a entender por que é tão importante seguir as recomendações e quaisquer outras regras que você estabelecer.
3. Descubra com que frequência o cuidador é potencialmente exposto ao coronavírus.
Isso ajuda a ter uma compreensão clara de quanta exposição potencial alguém tem ao vírus.
Isso pode ajudá-lo a decidir sobre os tipos de precauções que você considera importantes para reduzir o risco de infecção do idoso.
Em geral, quanto menos pessoas o cuidador interage, menos serão as chances de serem expostos ao vírus.
Por exemplo, alguém que trabalha meio período em uma comunidade de cuidados com centenas de residentes e funcionários e também cuida de um idoso tem significativamente mais chances de ficar exposto ou infectado com COVID-19.
Mas alguém que cuida de apenas uma pessoa em uma casa particular terá muito menos exposição.
4. Decida quais tipos de precauções você gostaria que os cuidadores tomassem, e forneça qualquer equipamento de proteção pessoal (como máscaras) que forem necessárias.
Isto é uma decisão muito pessoal. Não há respostas certas ou erradas claras.
Mas, como empregador (em nome do idoso), cabe a você trazer a conversa à tona, e deixar claras as suas preocupações e expectativas.
Certifique-se de discutir seus métodos de precaução com os cuidadores para ter certeza de que estão de acordo, e que você poderá colocá-los em prática.
O cuidador pode ficar aliviado ao ouvir seus pensamentos, pois provavelmente está preocupado em proteger a própria saúde também. Afinal, eles também serão expostos a germes do idoso e de qualquer outra pessoa da casa.
Recomendações gerais
- Use máscara o tempo todo (certifique-se de explicar ao seu idoso para que ele não se assuste).
- Sempre se afaste e cubra qualquer tosse ou espirro com o cotovelo. Se o idoso estiver em contato próximo porque precisa de ajuda para se movimentar, considere usar um avental que possa ser removido antes de qualquer contato próximo, para que o idoso não toque em nenhuma roupa contaminada.
- Antes de iniciar o trabalho, lave bem o rosto, as mãos e os antebraços com água e sabão.
- Na chegada, lave as mãos e limpe seus telefones celulares com álcool 70%.
- Lave as mãos a cada hora, após tocar em qualquer coisa potencialmente contaminada, ou antes de tarefas de contato próximo – hidrate após a lavagem para evitar rachaduras na pele que podem conter germes.
- Remova os sapatos e / ou mude para um par de sapatos ou chinelos exclusivos para uso interno.
- Se o cuidador vier do atendimento de outro cliente, de outro trabalho, ou de transporte público, logo na chegada lave as mãos e troque por roupas limpas. Lave as mãos novamente quando terminar.
- Coloque casacos, sacolas ou pertences em um canto afastado ou próximo à porta, limitando seu contato com o resto da casa.
- Remova todos os anéis e pulseiras (antes de lavar as mãos) e não os use enquanto estiver em casa – no caso de partículas de vírus estarem escondidas em cantos e fendas.
- Puxe o cabelo para trás do rosto para reduzir a probabilidade de tocá-lo ou de roçar no idoso.
- Quando for razoável, fique a poucos metros de distância do idoso e evite contato físico desnecessário.
23. Se as restrições ou ordens de permanência em casa estão sendo suspensas na minha área, isso significa que a pandemia está sob controle e não precisamos mais tomar precauções contra a exposição ao corona vírus?
Não, embora os pedidos para ficar em casa estejam sendo suspensos e os negócios estejam abrindo novamente, isso não significa que estamos protegidos da exposição ao corona vírus ou que a pandemia acabou.
Muitos dos estados que estão suspendendo suas restrições sociais e comerciais deixaram de atender aos critérios para fazê-lo.
Na maioria desses estados, o número de casos COVID-19 ainda está aumentando, os resultados de testes positivos ainda estão aumentando, ou ambos.
O que isso significa é que, quando as pessoas retomam a “vida normal”, há um alto risco de um novo aumento de casos e mortes de COVID-19.
O seu idoso (ou você) pode ficar gravemente doente ou morrer se infectado com COVID-19 se estiverem em uma categoria de alto risco. Portanto, seria sensato continuar a isolar-se e usar as precauções de segurança atuais.
Isso pode incluir:
- Lavar as mãos com frequência, de acordo com as diretrizes atuais.
- Não permitir visitantes na casa (pessoas que não estão ajudando no atendimento)
- Pedir que os cuidadores contratados usem máscaras e / ou luvas enquanto estiverem na casa do idoso
- Limpeza regular de superfícies de alto contato
- Higienização dos mantimentos ou suprimentos que são trazidos para casa
:
** Fique ligado. Continuaremos atualizando esta página à medida que tivermos mais perguntas e pudermos fornecer respostas bem fundamentadas e bem informadas.