As crianças adoram brincar de esconde-esconde. Quando você estava criando aqueles seus filhos amáveis, foi muito divertido juntar-se a eles naquele jogo. Outra variação que muitos de nós brincamos com os netos é “cadê o vovô?” É aquele em que você esconde o rosto e, de repente, o mostra a um bebê, só para ver aquele olhar de surpresa e deleite ao ver o vovô ou a vovó repetidamente.
Embora essas formas de esconde-esconde com as crianças fossem divertidas quando elas eram pequenas, agora que elas estão crescidas, existe uma forma de esconde-esconde que não é tão divertida. É quando as crianças se mudam para longe, e fica cada vez mais difícil manter contato com elas.
Ficamos muito acostumados em saber tudo que acontece com nossos filhos. Mas quando as crianças moram em outra cidade ou estado, isso se torna quase impossível de resolver.
Você sabia que passaria por alguma ansiedade devido a separação quando seus filhos foram para a faculdade Mas o desejo de estar mais em contato com sua família é muito mais profundo do que apenas uma dose da síndrome do ninho vazio, pois isto afeta muito seu íntimo .
Somos, por natureza, criaturas voltadas para a família.
Se você se mudou diretamente da casa de seus pais para sua própria casa quando casou, e teve filhos imediatamente, a vida familiar foi um fluxo contínuo em sua existência. Então, quando chega a hora dos filhos irem embora, especialmente se isso significar que eles estarão em outro estado, a falta que você sentirá deles é enorme, e o desejo profundo de estar mais em contato não diminui com o tempo.
A resposta é mudar para a mesma cidade onde as crianças estão morando? Às vezes isso é possível.
Mas sabemos que é da natureza dos jovens profissionais que eles possam se mudar continuamente, porque as carreiras que estão sendo construídas muitas vezes exigem esse tipo de compromisso. Isso é menos difícil para as crianças se suas famílias são jovens e elas estão curtindo a aventura de morar em lugares diferentes.
Mas para você, como cidadão idoso, morar em um lugar, fazer amigos, encontrar uma igreja ou grupo social e se tornar parte de uma comunidade duradoura é importante para se sentir seguro enquanto desfruta de seus anos dourados.
A boa notícia é que vivemos em uma época em que a tecnologia da informação pode ajudá-lo a ficar mais em contato do que nunca. Todos os dias surgem novas maneiras que você pode usar para atravessar centenas de quilômetros e sentir que faz parte do que está acontecendo com seus filhos e aqueles netos preciosos. Algumas tecnologias que podem ajudar incluem a Internet.
Por meio de tecnologias cada vez mais modernas, você pode trocar mensagens, fotos e vídeos com seus filhos varias vezes ao dia.
Todos terão que se acostumar com essas novas ferramentas de comunicação.
Mas por mais que você fique emocionado em ver e conversar com seus filhos todos os dias e vê-los com muito mais frequência com essas novas ferramentas, você terá que trabalhar seus sentimentos devido ao distanciamento físico.