RAIVA NO ENVELHECIMENTO

RAIVA NO ENVELHECIMENTO

Os psicólogos afirmam que existem estágios de luto. Alguns desses estágios incluem negação, depressão e aceitação.

Mas algo que muitos de nós experimentamos é a raiva.                          

Embora na maioria das vezes associemos o luto às emoções quando um ente querido morre, podemos passar pelo luto por muitas coisas. As pessoas passam por luto quando sua casa pega fogo, quando perdem um emprego ou um animal de estimação.

Uma área de perda que muitas vezes não consideramos como causa de luto é o declínio físico do envelhecimento.

Você pode perceber que você ou os idosos que conhece estão sofrendo com a perda da juventude por causa dos comentários que fazem. É comum ouvi-los olhar para trás com remorso pela perda da juventude e pela perda de funcionalidade e força que acontece com a idade. À medida que um idoso vê sua força diminuir e talvez passe por uma das muitas doenças naturais do envelhecimento, como artrite ou problemas de incontinência urinária, não é incomum ver uma reação de raiva resultante de sua impaciência com esses problemas.

Ninguém pediu para envelhecer.                                                                                     Por mais que os idosos odeiem envelhecer, seus entes queridos odeiam ver isso acontecer com você.              E embora você, como cidadão idoso, não veja isso acontecer, sua família está sofrendo pela perda do “jovem pai ou mãe” tanto quanto você.

O problema de ficar com raiva de envelhecer é que não há ninguém para descontar. O resultado é que muitas vezes atacamos as pessoas mais próximas de nós porque a frustração com nosso corpo envelhecido faz nosso temperamento explodir espontaneamente, e um ente querido ou cuidador é a pessoa que acaba tendo que receber toda essa raiva.                                                             

Você sabe que isso não é justo e, quando acontece, você se arrepende. Portanto, seria bom encontrar maneiras de lidar com a raiva do envelhecimento de uma forma produtiva.

Este tipo de enfrentamento é necessário para que você não ataque um inocente. Mas também é saudável para você aprender a lidar com o processo de envelhecimento, porque prolongar o processo de luto criará tensão em seu sistema emocional, o que pode causar problemas físicos, como úlceras ou problemas para dormir.                          Então, como podemos nos livrar da raiva que sentimos naturalmente ao ver nosso corpo declinar?

Um homem sábio disse certa vez que ficamos com raiva por causa de uma falsa sensação de direito. Acontece quando nossas expectativas não correspondem à realidade. Uma falsa sensação de direito surge quando chegamos à conclusão de que não merecemos envelhecer. A melhor maneira de confrontar e deixar de lado esse senso de direito é reconhece-lo.

Parece algo simples assumir e reconhecer que todo mundo envelhece, e que não temos o direito de estar isentos das mudanças que vêm com o envelhecimento.                                                    

Mas se você puder reconhecer isso conscientemente, ajudará a evitar que a raiva assuma o controle quando  estiver enfrentando os efeitos do envelhecimento.

A resolução da dor ocorre quando nossas expectativas se alinham com a realidade.                                                  A tentativa de negar o avanço dos anos é uma das principais causas da crise da meia-idade, quando você é mais jovem.                             

A resposta emocional ao envelhecimento pode criar resultados devastadores, pois quem está em crise tenta se comportar como se não estivesse envelhecendo e toma decisões erradas com base  nesse conceito.

È muito importante que você possa  reconhecer que esses problemas são o resultado natural do envelhecimento.    A  melhor coisa a fazer é cuidar de si mesmo para tentar minimizar seu impacto, assim você viverá com uma atitude muito mais saudável em relação ao envelhecimento.                                                                                 

Concentrando-se na dieta, nos exercícios, no uso inteligente de seus recursos, fazendo tudo o que puder para permanecer descansado e emocionalmente saudável, você verá que os efeitos negativos do envelhecimento serão minimizados.                                              

Além disso você será uma pessoa mais feliz, e essa mudança em suas emoções pode contribuir muito para mantê-lo com um coração jovem.                                                                                                                      Lembre-se que a melhor maneira de reverter os efeitos do envelhecimento é quando acontece de dentro para fora.