SEIS ETAPAS PARA CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO FORTE ENTRE CLIENTE E CUIDADOR

SEIS ETAPAS PARA CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO FORTE ENTRE CLIENTE E CUIDADOR

Os cuidadores desempenham um papel fundamental na vida de seus clientes, permitindo que muitos  envelheçam com sucesso em suas casas. Ao contratar cuidadores, as pessoas costumam se concentrar em suas habilidades e qualificações profissionais. Essas habilidades são inegavelmente importantes. 

No entanto, igualmente, se não mais importante, é a relação pessoal entre o cuidador e o cliente. 

Infelizmente, poucas pesquisas foram feitas até aqui, e mais pesquisas são necessárias sobre este tópico. Tradicionalmente, a pesquisa tem se concentrado nos cuidadores familiares e nos desafios que isso representa. 

Abaixo, vamos compartilhar 6 etapas para construir uma relação cliente-cuidador forte e bem-sucedida.

# 1 Relacionamentos são um ato de equilíbrio

Relacionamentos, incluindo aqueles com seu cuidador, são um ato de equilíbrio cuidadoso entre transparência e privacidade. Saber mais sobre seu cuidador, suas experiências e interesses pode ajudá-lo a desenvolver confiança nos cuidados que ele presta e nas decisões que toma. No entanto, alguns cuidadores podem achar algumas perguntas intrusivas e podem se sentir desconfortáveis ​​com algumas perguntas invadindo sua privacidade.

Além disso, os cuidadores precisam se lembrar das mesmas diretrizes. Eles também devem respeitar a privacidade de seus clientes e, em nenhuma circunstância, devem compartilhar informações pessoais sobre um cliente com terceiros. 

Alguns tópicos de conversa provavelmente devem ser evitados. Por exemplo, política, religião e finanças pessoais, bem como questões sobre sexualidade e namoro. Por outro lado, questões sobre esportes, hobbies e viagens podem ajudar a desenvolver um vínculo entre o cuidador e o cliente. 

# 2 Explicar o papel desde o início

Frequentemente, os relacionamentos se rompem devido a mal entendidos. A melhor maneira de evitar esses mal entendidos é ser direto desde o início. Atribuições de cuidado diferentes podem ter tarefas dramaticamente diferentes. 

Assim, é fundamental que o cliente e / ou sua família articulem com clareza o que esperam de seus cuidadores. Tarefas específicas devem ser bem explicadas, como  o cliente deseja que essas tarefas sejam realizadas. 

Também é importante que o cuidador levante questões se as tarefas não estiverem claras ou se novas tarefas forem atribuídas depois que o cuidador inicia o trabalho. 

Essas conversas podem ajudar a eliminar a frustração pela raiz. 

Às vezes, porém, as frustrações não podem ser evitadas com sucesso nos estágios iniciais. Se os problemas persistirem, pode ser necessário envolver a agência do cuidador para mediar a disputa ou para encontrar outro cuidador. 

# 3: Confie no seu cuidador

A confiança é outro aspecto crítico da construção de um relacionamento bem-sucedido, e parte da confiança não é gerenciar seu cuidador nos mínimos detalhes. 

Frequentemente, os clientes e suas famílias nunca estiveram na posição de precisar de um cuidador antes. Isso geralmente faz as pessoas se sentirem vulneráveis, e a natureza humana tem a tendência de reagir à vulnerabilidade com o desejo de micro gerenciar as situações. No entanto, o micro gerenciamento é muito frustrante para os cuidadores, e a frustração pode fazer com que abandonem suas funções. 

Mesmo quando é difícil, é vital dar um passo para trás e respirar. Confie no processo pelo qual você passou para entrevistar, e encontre o cuidador mais qualificado para fazer parte da sua família. 

# 4 Ter paciência é um aspecto crítico

Paciência é fundamental para qualquer relacionamento cuidador-cliente. É importante lembrar que a paciência funciona nas duas direções. Um cuidador precisa demonstrar paciência para com o cliente. 

Isso significa reconhecer que pode ser difícil para muitos adultos abraçar o processo de envelhecimento, e pode ser difícil para pessoas que sempre foram independentes aceitar ajuda nas tarefas do dia-a-dia.

Por parte do cliente, também é importante demonstrar paciência. Um cuidador pode não executar uma tarefa exatamente da mesma maneira que o cliente faria. 

Isso não significa que esteja errado. 

Significa apenas que é uma abordagem diferente. 

Quando ambos os lados demonstram paciência, os relacionamentos baseados na confiança são construídos e mantidos. 

É importante lembrar que paciência não significa simplesmente sentar e esperar. Os cuidadores devem estar dispostos a ser proativos ao abordar as preocupações e necessidades dos clientes. 

# 5 Ouvir é a chave para um relacionamento forte e de longo prazo 

Frequentemente, no mundo moderno e confuso, não somos bons em ouvir. As pessoas costumam passar muito mais tempo conversando. Porém, ouvir é fundamental para um relacionamento bem-sucedido entre um cuidador e um cliente. 

É importante para o cuidador ouvir as preocupações que o cliente pode ter sobre o processo de envelhecimento ou suas preocupações médicas. Não é incomum que um cliente se sinta assustado ou frustrado. 

Quando um cuidador ouve sobre as preocupações de seu cliente, ele pode oferecer palavras de incentivo. 

Esse apoio moral pode ajudar um cliente que está se recuperando de uma lesão ou doença. 

Também pode ajudar a construir um relacionamento significativo. 

# 6 Construir um relacionamento baseado em confiança 

Os cuidadores são uma parte essencial do sistema de saúde de qualquer país e são ainda mais necessários à medida que a população continua a envelhecer. 

Ao contrário de outros agentes do sistema de saúde, os cuidadores são bem-vindos na casa das pessoas, e muitas vezes passam a fazer parte da família. 

Devido à sua proximidade tanto com o cliente quanto com seus familiares, relacionamentos sólidos de confiança devem ser desenvolvidos entre todos. 

Numerosos passos podem e devem ser dados para construir esses relacionamentos fortes. 

E essas etapas geralmente exigem um esforço consciente por parte de todos os envolvidos. 

As 6 etapas mencionadas acima podem contribuir para uma forte relação cliente-cuidador. Quando os cuidadores e os clientes formam um vínculo genuíno, eles se sentem à vontade pedindo ajuda um ao outro e tendo uma comunicação honesta. A relação entre cuidador e cliente é íntima e inclui cenários difíceis. No entanto, quando você define as expectativas de maneira adequada, tem planos de contingência e escuta mais do que fala – você será capaz de criar um vínculo duradouro. 

Esses relacionamentos fortes geralmente melhoram a saúde do cliente, tanto física quanto emocionalmente, o que é sempre uma vitória.