Os anos que passaremos na terceira idade são um tempo para relaxar, talvez se dedicar a um hobby, viajar ou apenas deixar a vida passar. Mas, para muitos, a aposentadoria é também um momento para definir os objetivos da vida. É o momento de olhar para trás, para os desafios inacabados da vida, e resolvê-los.
Para muitos, uma meta inacabada na vida é conquistar um determinado diploma. Quer seja finalmente se formar no ensino médio, terminar seu bacharelado ou começar e terminar um mestrado ou PhD, é um grande desafio voltar para a sala de aula e obter esse certificado, especialmente quando você faz isso como um cidadão idoso.
Então, por que fazemos isso?
Essa pode ser uma pergunta que seus filhos façam quando o virem perseguindo uma meta tão ambiciosa nessa fase da vida.Mas, pensando bem, nós, como idosos, temos o direito de ficar um pouco ofendidos com a pergunta: –
Onde está escrito que nos é negado o direito de melhorar a nós mesmos apenas porque estamos nos últimos anos de vida? Implícito nesta pergunta está outra questão:
Qual é o sentido de você obter um diploma, já que não vai fazer nada produtivo na aposentadoria e está tão perto da morte?”
A última coisa que nós, idosos, queremos é ser vistos como pessoas que estão sentadas esperando a morte. Muitos idosos começaram uma carreira inteiramente nova e realizaram grandes feitos depois dos 60. Com os avanços da ciência médica hoje, é perfeitamente lógico que uma pessoa possa viver 20-30 anos ou mais “na aposentadoria”.
É tempo de sobra para realizar grandes coisas.
E começar esta era da vida com uma boa educação faz tanto sentido quanto um jovem que faz isto ao iniciar sua primeira carreira.
Isso não quer dizer que voltar para a escola será fácil. Se terminar o ensino médio é o objetivo, você está entrando em um mundo estranho e provavelmente bastante hostil na primeira vez que você estiver lá.
Sua presença na sala de aula do ensino médio ou da faculdade será a fonte de algum preconceito, e você pode receber algumas provocações por estar lá.
Mas essas mesmas ¨crianças¨ começarão a admirar o que você está fazendo, e a gostar de ter o “vovô” na aula com eles todos os dias.
Além da situação social que você pode criar em uma sala de aula de segundo grau ou faculdade, a escola é um desafio. Você terá que se acostumar a estar na sala de aula e ouvir palestras, ler livros, fazer anotações, fazer trabalhos e fazer exames de novo.
Se você buscar um diploma de nível avançado e frequentar várias aulas, será um cidadão idoso muito ocupado, apenas acompanhando seus estudos. Atualmente as universidades e muitas escolas utilizam cada vez mais o ensino a distância, o que vai facilitar muito a sua vida, considerando que você não se importe de utilizar um computador para essa finalidade.
Mas existem algumas alegrias que você pode esperar ao concluir um curso superior. A vida na faculdade, e estar em um campus universitário é por si só um ambiente muito estimulante.
Mas o maior benefício de obter esse diploma avançado é o orgulho ou a realização que você obterá. Se você está terminando o ensino médio ou o bacharelado, sem dúvida isto o incomodou por toda a sua vida, pois foi algo que você começou e não terminou.
Então, voltando e terminando, você fecha a porta e tira o poder daquela voz interior irritante.
Não se surpreenda se você se apaixonar pela vida acadêmica. Aprender é tremendamente viciante e você pode querer continuar seus estudos nas áreas de aprendizagem que sempre o fascinaram. Ninguém rejeitará o dinheiro da sua mensalidade se você apenas quiser estar na faculdade pelo puro prazer de aprender.
E você será uma inspiração para seus colegas quando virem seu sucesso e disserem a si mesmos:
“Se o vovô ali pode fazer isso, eu também posso”.